sábado, 10 de dezembro de 2016

No ar Rádio Pitaco

   O advento da tecnologia e dos novos meios de comunicação e acesso a informação tem exigido que os educadores do séc. XXI se mantenham atualizados e busquem em suas práticas educativas cotidianas integrar esses novos recursos. Acompanhando o desenvolvimento social e cultural de nossa sociedade, o curso de pós graduação "latu sensu" em Pedagogia Social do Unisal/Campinas-SP mantém disciplinas em estreito diálogo com as demandas sociais e com as propostas alternativas de educação. Para representar esse compromisso de formação, a disciplina de "Redes Sociais: Planejamento, Estrutura e sustentabilidade" apresenta as principais teorias e conceitos relevantes para a reflexão da temática.

Da esquerda para direita: Luci, Márcia, Rafaella, Lilian, Rosiene, Fernando, Amanda, Eliane, Michel e Odair.

   No ano de 2015 iniciou mais uma turma de pós em Pedagogia Social, sendo que apenas oito estudantes continuaram no curso, sendo: Márcia, Rafaela, Lilian, Rosiene, Fernando, Amanda, Eliane e Michel; a coordenadora de Pós em educação é a Luci e o professor da disciplina de Rede Social é o Odair (imagem acima). Março de 2017 é a previsão de encerramento dessa especialização.
   Contribuindo para a construção da memória de cada estudante, profissional e do curso, no segundo semestre de 2016, na disciplina citada, foi elaborado e produzido um áudio de radionovela. Essa obra retrata o ambiente escolar brasileiro e a mediação de um educador diante de uma discussão acerca de ditadura e o Projeto "Escola sem partido". Todos os estudantes participaram dessa produção e até mesmo foi dado um nome para a rádio, sendo Pitaco. No link abaixo é possível ouvir o áudio:



   Mais do que proporcionar a aprendizagem de novos conteúdos e de discussões valorosas para a prática profissional, essa pós possibilitou a criação de vínculos preciosos entre pessoas de diferentes formações, experiências e histórias de vida. O cotidiano de aulas, conversas, trabalhos, piquenique, restaurante, bar e confraternizações, proporcionaram o aprofundamento da reflexão sobre a importância da pedagogia social no campo social. 
   A gravação desse programa de rádio sintetizou um esforço individual de sonhadoras e sonhadores; de pessoas que acreditam e constroem um mundo sem desigualdade e opressão; em suma, de testemunhas de uma nova forma de se relacionar e construir história! 


Créditos

Estudantes de Pós em Pedagogia Social:
Amanda, Eliane, Fernando, Lilian, Márcia, Michel, 
Rafaella e Rosiene
Odair - Professor Orientador da pós em Pedagogia Social

Unisal 2016

*Qualquer uso dessa mídia deverá ser solicitado autorização ao grupo pelo e-mail: pedagogiasocial20151@gmail.com ou michel3cabral@gmail.com
**Para mais informações sobre a produção da radionovela ou contato com algum dos autores, deverá ser enviado uma mensagem para os e-mais anteriores
***Mais informações sobre a Pós em Pedagogia Social deverá procurar a secretaria academica de pós graduação do Unisal/Liceu Campinas-SP




Rua Conceição
Michel Cabral

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, Michel. O debate e o exercício do pensamento crítico no ambiente acadêmico são fundamentais para que nos tornemos multipkicadores da construção de uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Michel Cabral e Odair, além da "tecnologia social" que já faz parte da formação do profissional da Pedagogia Social as "tecnologias digitais" merecem toda nossa atenção pelo potencial que apresentam na atualidade. Linhas de trabalho como "Educomunicação" e "Ecosistemas Comunicativos" são alternativas para a comunicação eficaz por meio das redes sociais, de fácil acesso nas comunidades e do agrado das gerações X, Y, Z. Parabéns!!!

    ResponderExcluir