quinta-feira, 30 de março de 2017

Sintonia

   Penso, sinto e faço, logo existo como um ser humano integral! Conseguir somar pensamento, sentimento e ação significa fortalecer a autonomia. É mais consciente, livre e realizada a pessoa que consegue integrar seus diferentes aspectos dando uma tonalidade ou marca pessoal que a represente. Isso implica assumir os seus sentimentos e a correspondência deles com os fatos da realidade; se autoconhecer percebendo seus pensamentos e ideias e a relação com o mundo; e por ultimo ser sensível as suas ações e ao rebatimento que isso representa para o outro. 
   Foi com o psicólogo norte-americano Carl Rogers que essas ideias ganharam o conceito de congruência e um aprofundamento reflexivo. Em sua psicologia humanista voltou-se a atenção para o ser humano que busca aperfeiçoar-se e tornar-se mais humano, dando mais oportunidade para si. Quando a pessoa está sendo ela mesmo e mais consciente vemos alguém congruente. 
   A conscientização é a forma como o sujeito aumenta seu olhar e compreensão sobre si e posteriormente sobre o outro e a realidade independente, possibilitando por sua vez, a sua autonomia e maior liberdade em seus atos, escolhas e posturas. 
   Se fulano acredita que caminhando vai ter uma melhor qualidade de vida, sente-se bem com isso e prática em seu cotidiano a caminhada e colhe os resultados de bem estar, vai estar vivendo de forma integral. Caso os resultados o contradizem, pela práxis vai estar podendo se rever e fazer diferente, melhorando a sintonia entre o pensar, sentir e fazer. É em meio a esse processo que a autonomia de quem está sendo governado por si e realizando um bom governo pessoal, vai aflorar.
   Contrário a isso seria um atrito interno. Um desconhecimento do porque ser, pensar, sentir e fazer assim. Uma tendencia de considerar a sua própria realidade como sendo guiada totalmente por forças misteriosas. 
  Esse texto não descarta o conhecimento que parte de nossa realidade é influenciada por forças econômicas, sociais e biológicas, mas que essas forças não determinam quem podemos ser! Apresentam condições e não determinismos.
   Saber dos determinismos e do próprio funcionamento de nossa realidade interna e externa nós dá melhores condições de vivermos. É no fundo a luta pela nossa autonomia e pelo humano que há em nós.
Sintonia como algo a se construir consigo mesmo e posteriormente nas relações interpessoais

   Estar em sintonia consigo é o primeiro desafio para qualquer ser humano que almeja ir além dos limites históricos, sociais e econômicos. É a busca pelo realizar-se em toda potencialidade humana!
  Mas como em outros artigos, destaca-se a necessidade de primeiro olhar para si, entrar em contato com o seu passado, suas emoções e maneiras de se comportar, procurando percebe-las e compreende-las. Isso possibilitando descobrir zonas de conflito em seu eu, como o caso de uma pessoa que tem um passado que continua se fazendo presente e atrapalhando o agora, exigindo elaboração interna e resignificação; ou de alguém que tem dificuldades em lidar com as próprias emoções e precisando olhar isso, passa a conseguir lidar.
   Após esse cuidado consigo, é o momento de olhar para a coletividade buscando perceber e compreender aspectos singulares desse outro.
    Construindo assim a sintonia com o mais intimo  do próprio eu e com a essência da coletividade.



Rua Conceição
Michel Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário